Asa-branca
Família: Columbidae Espécie: Columba picazuro
Canto:
Comprimento: 34 cm. Uma das maiores espécies da família no País. Presente do Nordeste ao Rio Grande do Sul, e também na Bolívia, Argentina e Paraguai. Comum em campos com árvores, áreas urbanas, cerrados, caatingas e florestas de galeria. Freqüentemente encontrada no solo. Após o período reprodutivo associa-se em bandos, executando migrações.
Faz ninho em árvores ou no solo. Põe 2 ovos brancos, os quais são encubados entre 16 e 19 dias. Conhecida também como pomba-trocal, pomba-trocaz, pomba-carijó (Rio Grande do Sul), pomba-verdadeira, pomba-asa-branca e pombão.
Pomba-Asa-branca:
Quem nunca ouviu a famosa música de Luiz Gonzaga, Asa-branca?
Pois a maior inspiração para a música foi esse pássaro, que é uma variedade das espécies de pombo. Entre todos os pássaros conhecidos como “asa-branca” de nossa fauna, esse certamente é o mais conhecido.
Cientificamente, essa ave é chamada de Columba picazuro.
Localização Geográfica:
Aqui no Brasil, essa ave pode ser encontrada do sul do país, nas regiões do Rio Grande do Sul, ao nordeste. Fora daqui, é comumente encontrada na Argentina, e também no Paraguai e na Bolívia.
Características Físicas:
A asa-branca pode chegar a medir aproximadamente 37 centímetros. O nome desse pássaro se dá devido a uma faixa de cor branca na parte de baixo de seu corpo. Essa faixa fica perceptível quando a ave é vista em alguma árvore ou então no momento em que está voando. A ponta e o contorno das asas também são esbranquiçadas. Outra coisa, é que essa pomba se diferencia daquelas pombinhas domésticas pelo tamanho. Essa é uma das maiores espécies de pombos existentes em nosso país e chega a três vezes o tamanho das pombas domésticas.
Habitat Natural:
Como a própria música diz, o local onde a ave é mais facilmente encontrada é o sertão. Mas também podem ser encontradas na caatinga, em regiões de cerrado, capoeiras, matas do tipo ciliares, ou em locais com árvores.
Atualmente, devido à grande devastação do habitat natural dessas aves, elas têm sido vistas com bastante frequência em locais mais próximas às cidades.
Alimentação:
Como as típicas pombas, essa ave cisca o solo em busca de frutos pequenos, insetos ou sementes.
Reprodução:
O que acontece na época de reprodução é que essa ave controi seu ninho no topo das árvores usando para isso de gravetos cruzados. A fêmea bota um único ovo de cada vez e o casal toma conta e chocam o ovo juntos. Após o nascimento do filhote, o casal também toma conta juntos do recém nascido até certa idade.
▪ Asa-branca (Dendrocygna autumnalis)
Outro pássaro também conhecido como asa-branca é a ave conhecida popularmente também por marreca-cabocla ou marajoara.
É muito maior que a pomba-asa-branca, chegando a medir 48 centímetros. Seu apelido “asa-branca” também se deve à coloração branca de suas asas, que se mistura com a cor acinzentada predominante em seu corpo.
▪ Chora-chuva-de-asa-branca (Monasa atra)
Essa ave tem a aparência menor, e parece mais com os “passarinhos” que conhecemos.
Com bicos vermelhos, cabeça negra e corpo cinza, essa espécie também é conhecida como aza branca devido às manchas brancas que aparecem na parte superior das asas.